Faltando alguns dias para entrarmos no mês que comemora ser mulher, vamos falar sobre um direito que as mulheres precisaram lutar, entre tantos.
O direito de LER.
Por muitos séculos os homens acreditavam que as mulheres que liam eram perigosas. Elas podiam imaginar, criar um mundo para si, aprender os grandes segredos guardados por muitos homens em livros e ter mais poder.
Um pequeno exemplo está num filme infantil da Disney, ambientando na Europa da idade média, "A Bela e a Fera", onde o vilão Gaston despreza o hábito da heroína Bela de ler. Diz ele: "Como podes ler isto? Não tem fotos..." e ela responde: "Bem, algumas pessoas usam a sua imaginação..."
Usar a imaginação, exercitar a memória, aumentar o vocabulário, favorecer o aprendizado de conteúdos, melhorar a fala e a escrita, todos benefícios que a leitura pode trazer para o ser humano.
Podemos dizer que a leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual, tornando as pessoas mais reflexivas e críticas, dando-lhes mais poder de análise e lógica.
Ainda bem que no no século XIX o livro se tornou mais comum na vida das mulheres, e ajuda a todas nós a exercer o poder de liberdade e o poder de crescer como ser humano, nos dando a igualdade que muitas de nós procura.
A leitura também ajuda o cérebro a organizar as ideias, e segundo muitas pesquisas, já na educação infantil faz a diferença no desenvolvimento da imaginação,nas habilidades linguísticas e mesmo comunicativas.
Resumindo, ler pode fazer a diferença na vida das pessoas.
Aproveite as horas extras, e de vez em quando, ao invés de assistir algo na Tv ou no streaming, pegue um livro e dê asas à sua imaginação.
Adquira um pouco de poder hoje mesmo!
Aqui seguem algumas sugestões de livros escritos com histórias mostram o que estou dizendo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário